Actualidade

Elizabeth Warren é uma forte hipótese para a vice-presidência

A caminho da nomeação democrata, Hillary Clinton pondera convidar uma mulher para a acompanhar na sua candidatura presidencial

Prestes a garantir a nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2016, Hillary Clinton começa a focar-se na escolha de um candidato a vice-presidente. De acordo com o director da campanha de Clinton, John Podesta, a lista final de nomes vai incluir o de uma mulher, abrindo a possibilidade de uma candidatura democrata totalmente feminina (presidente e vice-presidente) no âmbito da eleição geral.

“Clinton pretende a melhor pessoa para convencer o povo americano. Vamos partir de uma lista ampla e depois começar a reduzi-la. Mas não há dúvidas de que uma mulher vai estar nessa lista”, assegura Podesta, em declarações ao jornal The Boston Globe que, no mesmo artigo, destaca o nome de Elizabeth Warren – actual senadora dos EUA em representação do Estado de Massachusetts – como um dos mais prováveis.

A escolha de Warren poderia cativar os apoiantes de Bernie Sanders e contribuir para a unificação do partido em torno da candidata vencedora, segundo vários analistas políticos, na medida em que tem um perfil mais progressista e um currículo imune a condicionamentos por parte do poder financeiro de Wall Street – ao contrário de Clinton, na perspectiva de Sanders. Outro dado importante: Warren é especialista em recolher donativos na Internet, uma das lacunas da campanha de Clinton.

Nas últimas semanas, Warren lançou críticas sobre os candidatos republicanos Ted Cruz e Donald Trump, aumentando as especulações quanto a uma eventual candidatura a vice-presidente. Contudo, Warren ainda não manifestou o seu apoio público a Clinton e a relação entre ambas é descrita como sendo tensa. Além de Warren, há outros nomes (todos masculinos) apontados como vice-presidenciáveis: Julian Castro (secretário da Habitação), Tom Perez (secretário do Trabalho), Cory Booker (senador de New Jersey) e Tim Kaine (senador de Virginia).