Máquina do Tempo

As Primeiras Damas #19 Lucy Hayes
28/8/1831 – 25/6/1989

Filha de um médico, foi a primeira mulher de um Presidente dos EUA com um curso universitário. Muito religiosa, era fundamentalista anti-álcool e por isso ganhou a alcunha de Lemonade Lucy

Filha do médico James Webb e de Maria Cook, Lucy viu-se órfã de pai antes dos dez anos. Depois da morte do pai, a família decidiu dar a liberdade a todos os escravos que mantinha e mudou-se para Delaware, no Ohio, onde ela foi estudando até chegar à universidade. Na verdade, Lucy Hayes foi a primeira Primeira Dama com um curso universitário.

Rutherford Hayes já era advogado, colega de um irmão dela. Conheceram-se por intermédio deste e casaram em 1852, ela com 21 anos e ele com 30. Durante a guerra civil, Lucy visitou-o diversas vezes em palcos próximos das batalhas. O primeiro filho, a que chamaram Sardis, nasceu logo em 1853. O casal havia de ter mais sete.

Rutherford e Lucy  não só não bebiam como eram fundamentalistas contra as bebidas alcoólicas. Na Casa Branca impuseram uma proibição total – diz-se que por influência dela, que ficou conhecida como Lemonade Lucy, mas na verdade por decisão dele.

Metodista, não dispensava uma oração depois do pequeno almoço e organizava coros religiosos com membros do gabinete e elementos das suas famílias ao domingo à noite, em que era uma das principais intervenientes. Tornou-se uma figura importante na Igreja Episcopal Metodista.

Para assinalar os 25 anos de casamento, Rutherford e Lucy organizaram na Casa Branca uma cerimónia de renovação dos votos para a qual convidaram muitos dos amigos que tinham estado presentes em 1852. O fim de vida foi tranquilo: retirou-se em 1881 com o marido para Spiegel Grove, em Fremont, no Ohio, onde morreu de ataque cardíaco oito anos depois.