Actualidade

Lóbi pró-armas aposta tudo em Trump e paga anúncio anti-Clinton

“A hipócrita Hillary deixa-o indefeso". Eis o título do novo anúncio televisivo financiado pela NRA (custou três milhões de dólares). Veja o vídeo

Algumas horas após Donald Trump ter proferido declarações controversas que foram interpretadas como um eventual apelo à violência contra Hillary Clinton (na medida em que a ex-Secretária de Estado representa um perigo para a Segunda Emenda à Constituição dos EUA que consagra o direito à posse de armas, segundo o candidato presidencial do Partido Republicano), a National Rifle Association (NRA) lançou e pagou (cerca de três milhões de dólares, a maior verba despendida até agora com a campanha de Trump) um anúncio televisivo com propaganda anti-Clinton. O título é elucidativo: “A hipócrita Hillary deixa-o indefeso.”

O anúncio diz que Clinton está “fora do alcance” por viver sob protecção do Serviço Secreto dos EUA, isto enquanto promove restrições à posse de armas. Trata-se do anúncio mais caro, até ao momento, da campanha de Trump, perfazendo um valor total de seis milhões de dólares gastos pela NRA (o principal movimento de lóbi pró-armas dos EUA) com a candidatura presidencial do magnata que, aliás, tem deparado com dificuldades para captar financiamento. “Para a NRA, o apoio a Trump reflecte um cálculo no interior da comunidade dos direitos das armas que é menos acerca do republicano e mais para deter a marcha de Clinton até à Casa Branca. Com nomeações por fazer para o Supremo Tribunal, a NRA escolheu apostar tudo” em Trump, salienta o Politico.