Máquina do Tempo

Os Presidentes: #27 William Howard Taft
15/9/1857 – 8/3/1930

Chegou a pesar mais de 150 quilos, o que faz dele o mais pesado presidente dos Estados Unidos de todos os tempos. A sua zanga com Theodore Roosevelt causou uma quase cisão no Partido Republicano

 

PRESIDENTE DE 4 DE MARÇO DE 1909 A 4 DE MARÇO DE 1913

 

7 FACTOS ESSENCIAIS

Nasceu em Cincinatti, no Ohio, filho de Alfonso Taft, que foi secretário da Guerra do Presidente Ulysses Grant e também embaixador junto do Império Austro-Húngaro e da Rússia. Educado em Harvard, com 23 anos tornou-se advogado, e com 30 iniciou uma carreira de juiz.

Em 1900, o Presidente William McKinley chamou-o para governar o protectorado que os Estados Unidos mantinham nas Filipinas desde a guerra travada com a Espanha dois anos antes. Não só se tornou popular junto dos locais como lançou as bases de uma administração sólida no arquipélago, que só havia de tornar-se independente dos Estados Unidos em 1946.

Em 1904 regressou a casa para se tornar secretário da Guerra de Roosevelt e o Presidente começou a promovê-lo como seu sucessor. Foi aliás por pressão de Roosevelt e da mulher que se lançou, com relutância inicial, em campanha, derrotando em 1908 o democrata William Bryan.

A sua presidência, inicialmente marcada pelo combate aos monopólios, acabou por se tornar alinhada com o pensamento dos republicanos mais conservadores, e isso colocou-o em choque com Roosevelt, que acabaria por o desafiar, dividir o partido e permitir a eleição do democrata Woodrow Wilson em 1912.

Como Presidente mostrou-se ainda activo em política externa e entrou em choque com o sistema diplomático, ao recusar-se a seguir a tradição de premiar apoiantes com bons lugares no estrangeiro. Também combateu o estilo de vida habitualmente luxuoso de muitos diplomatas.

Saído da Casa Branca, regressou à Universidade de Yale como professor. Em 1921, cumpriu um sonho de juventude, quando o Presidente Harding o nomeou chefe do Supremo Tribunal. Aí mostrou-se conservador nas questões económicas, mas promoveu avanços nos direitos cívicos. Ao todo, assinou mais de 250 decisões e foi determinante para que o Supremo tivesse o seu próprio edifício.

Demitiu-se em Fevereiro de 1930, quando já se encontrava muito doente – mal conseguia falar e sofria de alucinações. Acabaria por morrer no mês seguinte e foi sepultado no Cemitério Nacional de Arlington – é, com John F. Kennedy, o único Presidente que ali se encontra.

 

7 CONHECIMENTOS INÚTEIS

Taft foi o último Presidente dos Estados Unidos a ter um ornamento capilar facial – no caso bigode.

Uma das suas alcunhas era Big Bill: tinha 1,80m e chegou a pesar mais de 150 quilos. Foi o mais pesado dos inquilinos da Casa Branca.

Como presidente do Supremo Tribunal, acabou por dar posse a mais dois Presidentes dos Estados Unidos, Coolidge e Hoover, em 1925 e 1929.

Tinha o problema de adormecer sistematicamente a meio de cerimónias públicas – e isso tanto podia ser na Igreja como na ópera.

Foi protagonista de um episódio embaraçante que se tornou anedota nacional e tem duas versões: 1. um dia entrou numa banheira demasiado cheia: a água transbordou e correu pelo tecto para o andar de baixo; 2. Ficou preso na banheira da Casa Branca e foram precisos seis homens robustos para o tirar de lá.

Foi o primeiro presidente a lançar a bola no jogo inaugural da época de beisebol, em 1910, uma tradição que ainda hoje se mantém.

Foi o último presidente a ter na Casa Branca uma vaca para fornecer leite fresco. Chamava-se Pauline. E também foi o primeiro presidente a ter um carro: o estábulo foi convertido em garagem.