Actualidade

Donald Trump: musical Hamilton nem é assim tão bom

"Há melhor sítio que este palco a contar esta história com estas pessoas?", contou o actor que liderou a intervenção do elenco

Mike Pence, o vice-presidente eleito dos Estados Unidos da América, assistiu ao musical Hamilton na Broadway no dia 18 de Novembro. Acompanhado pela filha e pelo sobrinho, o político viu o espectáculo e no fim, o elenco, liderado pelo Brandon Victor Dixon, leu-lhe uma mensagem em palco. “Penso mesmo que tivemos um efeito”, afirmou o actor mais tarde, ao site Broadway.com.

Dixon disse as seguintes palavras em palco: “Obrigado por se juntar a nós em Hamilton: Um Musical Americano. Nós somos a América diversa que está alarmada e ansiosa com que a sua Administração não nos proteja, ao nosso planeta, às nossas crianças, aos nossos pais, ou que não nos defenda e suspenda os nossos direitos inalienáveis. Espero que este espectáculo o tenha inspirado para defender os nossos valores americanos, e em trabalhar em nome de TODOS nós. Obrigado.”

Esta intervenção suscitou a revolta de Donald Trump. O Presidente-eleito dos EUA escreveu no Twitter que “o teatro deve ser sempre um sítio seguro e especial. O elenco de Hamilton foi muito mal educado na noite passada para um homem muito bom, Mike Pence. Peçam desculpa!” As críticas continuaram hoje, com um outro tweet em que o Presidente-eleito considera que o espectáculo de sucesso é sobrevalorizado:

A decisão de falar com Pence surgiu pouco depois de se saber da sua ida ao espectáculo. “Quando soubemos por telefone que ele vinha, colocou-se a questão sobre o que faríamos. Estas são oportunidades imperdíveis”, contou o actor Brandon Victor Dixon (que interpreta o ex-vice-presidente dos EUA Aaron Burr). O musical inspira-se na vida de Alexander Hamilton, secretário do Tesouro de George Washington. Ao site Broadway, contou que a decisão foi tomada em conjunto com o criador do espectáculo, Lin-Manuel Miranda, e com o produtor Jeffrey Seller, 30 minutos antes de mais uma actuação.

“Era uma mensagem dos produtores, dos autores e do elenco. Se discordas de alguma coisa, di-lo! Há melhor sítio que este palco a contar esta história com estas pessoas? Espero que ele pense em nós sempre que tenha de lidar com um assunto ou falar sobre uma proposta ou apresentar qualquer coisa”, explicou Brandon Victor Dixon ao site Broadway.