Actualidade

Trump nomeia congressista anti-Obamacare para secretário da Saúde

O Presidente eleito dos Estados Unidos escolheu um congressista crítico do sistema de saúde do Presidente Obamapara assumir a pasta da Saúde na nova administração

O Presidente eleito dos Estados Unidos escolheu um congressista crítico do programa Obamacare para assumir a pasta da Saúde na nova administração.

O congressista da Georgia, Tom Price, reconhecido crítico do plano de reforma do sistema de saúde de Barack Obama (Obamacare), irá liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Trump escolheu também a representante do Indiana, Seema Verma, para o cargo de responsável pelos serviços médicos, cabendo aos dois apresentarem o plano com que Trump promete desmantelar o sistema de segurança social idealizado por Obama.

Assim que foi conhecida a nomeação de Donald Trump, os democratas criticaram duramente a escolha: “A nomeação do congressista Price para secretário da Saúde é semelhante a pedir à raposa para guardar o galinheiro”, criticou o senador Chuck Schumer, que será o novo líder democrata no Senado.

O congressista Tom Price, de 62 anos, é um cirurgião ortopédico que presidiu o comité de Orçamento da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) durante os últimos dois anos.

Numa declaração feita hoje, Price disse sentir-se “humilde perante os incríveis desafios que se avizinham e entusiasmado pela oportunidade de fazer parte da resolução em nome do povo americano”.

Donald Trump, venceu as eleições do passado dia 8 de Novembro e tomará posse a 20 de Janeiro de 2017, como 45.º Presidente dos Estados Unidos da América.